Programa

 

Primeira semana
Primeiro dia

Apresentação da oficina, seus conceitos, metodologia e aspectos teóricos;
Apresentação de trabalhos desenvolvidos em conjunto com outros artistas plásticos e áudio visuais.
Discussão sobre a entrega do trabalho ao final da oficina e apresentação de exemplos.
Radio arte. Filmes sonoros. Cinema para os ouvidos. Áudio documentários.
Bibliografia.
Apresentação do softwares utilizado (Audacity), exemplos de manipulações das ferramentas dos programas.
Exercícios de sensibilização auditiva, em sala e fora dela, após a aula, a ser desenvolvidos até a aula seguinte.

Segundo dia
Primeira parte:

Discussão sobre os exercícios.
Som direto.
Microfones e cabos.
Gravadores e mixers.
Mais exercícios de escuta.

Segunda parte:

Gravação em campo, discussões e considerações acerca do trabalho concomitantemente.
Imersão sonora.
Fonografia.
Espacialidade.
Auralidade/Monoauraliade/Binauralidade.
Esterofonia.
Surround.
Esquizofonia.
Mobilidade.
Caminhada sonora.
Poluição sonora.
Captura do material de campo. (exercícios extra classe)
Escuta profunda (deep listening) do material coletado. (exercícios extra classe)
”Decupagem”. (exercícios extra classe)
Mais exercícios de escuta. (exercícios extra classe)

Segunda semana
Primeiro dia

Primeira parte:

Discussões e considerações acerca do trabalho dos dias anteriores, esclarecimentos de dúvidas acerca do trabalho de composição com as gravações de campo, trabalho de manipulação dos sons captados.

Segunda parte:

Placas de som e interfaces.
Roteiro e desenho sonoro de filmes/vídeos e animação/desenhos animados.
Sonoplastia.
Edição de som.
Mixagem e masterização.
Trilha sonora e direitos autorais.
Áudio instalações/performances sonoros/happenings.

Trabalho individual e/ou em grupo nos computadores. Inicio das composições.

Acompanhamento técnico/teórico sobre o software.
Mais exercícios de escuta.
Exercícios com o Audacity.
Mais exercícios de escuta. (exercícios extra classe)
Exercícios com o Audacity. (exercícios extra classe)

Segundo dia

Mais gravações de campo.
Discussões em campo acerca dos projetos.
Acompanhamento técnico/teórico sobre o software.
Mais exercícios de escuta. (exercícios extra classe)
Andamento dos projetos. (exercícios extra classe)
Exercícios com o Audacity. (exercícios extra classe)

Terceira semana
Primeiro dia

Mais gravações de campo.
Amadurecimento e finalização das composições.
Trabalho duro nas composições.
Acompanhamento técnico/teórico sobre o software.
Finalização das composições, masterização e gravação dos CD-R’s com as composições para os alunos e como back up para a oficina (extra classe)

Segundo dia

Apresentação das composições, discussão sobre as mesmas, considerações e críticas sobre a oficina e sobre todo o processo de criação, desde a introdução teórica, passando pela escuta atenta para as gravações de campo até a manipulação dos sons para uma composição, considerações finais.

Carga horária:24 horas
Faixa etária:16 a 64 anos
10 alunos

Público alvo:

Interessados nas áreas de desenho sonoro para vídeo e cinema, espacialização sonora de instalações artísticas e arquitetônicas, trilhas sonoras para vídeo, vídeo-arte, teatro e espetáculos de dança, performances, instalações urbanas e in site.
Artistas de todas as áreas.

Baixe aqui o arquivo completo sobre o curso