Ambientes Sonoros Imersivos

 

capa_proj_oficina2

A partir de uma perspectiva de criação, lado a lado com a experiência, discussão e interação, essa oficina trabalhará com a exploração do meio ambiente sonoro, ou ambiente acústico total, com suas características intrínsecas de potencial como fonte de material sonoro para criação de “novos mundos sonoros” e de seu uso.

O principal objetivo dessa oficina é a exploração criativa desse meio ambiente sonoro. A oficina está interessada no largo espectro dentro das áreas da criação sonora, exploração da natureza ou aproximação fenomenológica da realidade e desse dialogo com outras artes.

A oficina irá incluir aspectos técnicos na prática de gravações de campo, o que irá nos servir como trabalho introdutório para tais sem necessidade de experiência prévia nessa área.

Utilizaremos computadores como ferramentas para composição, ou seja, uma forma de criação de música e de abordagem de conceitos musicais e acústicos. Para tal, usaremos softwares livres, de código aberto (open source), como o Audacity, e trataremos do conceito de tecnologia livre, generosidade intelectual e da interação social decorrente.

Cada etapa consistirá em uma série de pequenos projetos de escuta e composição, usando tipos específicos de hardware e software de formas claramente definidas. Isso envolverá (de forma ampla) gravação ao vivo e edição digital, processamento digital, síntese de som analógico e criação de ambientes interativos.